Relembre a trajetória de MC Sapão, morto nesta sexta-feira

Publicado em 19/04/2019 22:37
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Eu canto, só assim os males vou espantando / Com fé em Deus e esperança se acalmando / Pois tudo passa”. Os versos acima são da canção “Eu Sei Cantar”, música composta por MC Sapão ainda na prisão e gravada pelo funkeiro no álbum “Papo de Futuro (2000)”. As palavras certamente significavam muito para Sapão ou para Jefferson Diniz Gonçalves (12 de novembro de 1978 – 19 de abril de 2019) seu nome de batismo.

Falecido aos 40 anos de idade nesta tarde no Rio de Janeiro (RJ), vítima de um quadro de pneumonia, Sapão definitivamente tinha um futuro nos 2000 como aponta o jornalista do G1, Mauro Ferreira. Foi naquele ano quando, após ter saído da prisão, o músico gravou a música “Eu Sei Cantar”, primeiro sucesso da carreira que tinha começado há dois anos apenas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quase duas décadas depois, Sapão entra hoje para a historia do funk carioca. Em atividade desde 1998, o artista conseguiu projeção nacional graças ao gênero funk, cujo as batidas desde a década de 90 ressoam com força na favela carioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão, onde MC Sapão nasceu há 40 anos atrás.

VEJA TAMBÉM: Alexandre Frota é condenado a pagar 50 mil reais a Gilberto Gil

Em 2001, as rádios chegaram a tocar “Eu Sei Cantar”, pela forte pegada pop da gravação. Cinco anos depois, já em 2006, o hit “Tô Tranquilão” acabou dando maior projeção a Sapão, que, naquela altura da carreira, praticamente não era mais lembrado pelo fato de ter sido preso no fim dos anos 90. O músico havia sido acusado de associação com o tráfico e acabou sendo absolvido pela falta de provas.

Alguns contratempos de saúde e músicas de menores acabaram atrapalhando a trajetória do artista. Corajoso, Sapão vinha fazendo nos últimos anos parcerias com nomes da atual cena do funk para não perder o timing e tentar se manter relevante nos bailes populares do gênero.

VEJA TAMBÉM: Fãs protestam e conta de Cristiano Araújo no Instagram é reativada

Na regravação de Rei do Baile, música que compôs em parceria com Batutinha e que lançou em 2012, Sapão se juntou com Mr. Catra (e o então badalado MC Guimê) numa releitura lançada em 2015 com grande repercussão nas redes sociais.

Em dezembro de 2014, MC Sapão voltou a tocar nas rádios com a acelerada “Vou Desafiar Você”, canção composta por ele que se tornou um dos seus maiores sucessos na carreira. O videoclipe que foi lançado no mesmo dia da música, mostra Sapão cantando e dançando em uma batalha de dança entre dançarinos de todos os tipos.

Já em 2018, Sapão decidiu se unir ao DJ e produtor fluminense DJ Dennis no single “Logo Agora”, lançado em julho do ano passado. Já neste ano de 2019, o funkeiro se juntou ao latino Labarca, cantor venezuelano de reggaeton, no single “Deixa Ela Dançar”, lançado em março. Apesar deste flerte com a música latina, será mesmo pelos batidões cariocas pelas quais o músico será lembrado no futuro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio