Pesquisa musical afirma que sertanejo domina o Brasil e que funk é o gênero do futuro

Publicado em 25/07/2018 12:14
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Foram divulgados nesta terça-feira (dia 24), os resultados de uma pesquisa realizada pela consultoria JLeiva Cultura e Esporte em parceria com o Instituto Datafolha, chamada Cultura nas Capitais.

Promovido como o maior levantamento já realizado sobre os hábitos culturais dos brasileiros, o estudo contou com 10.630 entrevistados com mais de 12 anos. As entrevistas foram realizada em 12 capitais do país, sendo elas Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No levantamento aparecem diversos hábitos culturais dos brasileiros como o fato de que a atividade preferida no país é o cinema, para 64% dos entrevistados. Em seguida aparecem os shows, com 46% dos entrevistados revelando gostar de apresentações ao vivo.

Já em relação aos museus, 31% dos entrevistados afirmaram que frequentaram pelo menos algum deles em 2017, mesmo índice dos teatros. A porcentagem dos frequentadores de museus fica atrás das feiras de artesanato que registrou 40% e das bibliotecas que teve adesão de 39% dos entrevistados.

GÊNERO

O estilo mais popular do país continua sendo o sertanejo, apontado por 37% dos entrevistados e seguido da MPB (27%), Rock (21%), Gospel (21%), Pagode (17%) e Pop (17%) no Top 5. O gênero também continua sendo expressivo entre as pessoas de 16 a 24 anos já que 39% dos entrevistados com essa faixa etária declararam apreciar mais o sertanejo.

Quem fica de fora do Top 5 em gêneros é o Funk, porém a pesquisa revela que o estilo deve surgir com força nos próximos anos já que ele possui 55% da preferência dos entrevistados na faixa etária de 12 a 15 anos e entre as pessoas de 16 a 24 anos é lembrado por 28% das pessoas.

É na jovem faixa entre os 16 e 24 anos que os gêneros Pop (28%) e o Rock (26%) aparecem com mais força, enquanto os entrevistados com mais de 25 anos disseram preferir sertanejo, MPB e música gospel.

GEOGRAFIA

O levantamento ainda aponta dados que sugerem como certos gêneros podem se tornar segregados e até elitizados.

Por exemplo, entre as doze cidades pesquisadas, o sertanejo lidera em metade: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e São Paulo.

Algumas características regionais também são marcantes como o fato de que o forró lidera em Fortaleza, Recife e São Luís, enquanto a MPB lidera no Rio de Janeiro.

Entre os entrevistados que possuem ensino superior completo, os gêneros mais populares citados foram a MPB e o Rock And Roll, e quando se analisa a renda, a MPB lidera nas classes A e B. Já nas classes C, D e E, os gêneros líderes são o sertanejo e a música gospel.

Estes dados da pesquisa Cultura nas Capitais foram divulgados em um evento e publicados no Blog do Barcinski.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio